sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Vada a bordo Cazzo! 28




‘’O navio Costa Concordia viajava com mais de 4.200 pessoas a bordo quando bateu em uma rocha junto à ilha italiana de Giglio, na noite do dia 13 de janeiro. A colisão abriu um grande buraco no casco do navio, que começou a encher de água e virou. O comandante, apontado como o responsável pelo acidente por fazer uma manobra imprudente, é acusado de abandonar a embarcação logo após o impacto, deixando tripulação e passageiros para trás’’

Curiosidades: Cerca de 100 anos, em 1912, o Titanic naufragou

      Com as investigações ainda em andamento é muito cedo para se faça qualquer juízo a respeito do trágico acidente ocorrido com o Transatlântico Costa Concórdia neste inicio de 2012.
A colisão acabou abrindo um enorme rasgo no casco do navio de mais de 70 metros, que encheu de água, encalhando em um banco de areia e virou.


Além de trágico, o assunto também acabou incorporando cenas da tragicomédia típico dos filmes italianos como La nave vá e Amarcord...
Assim com a própria Itália foi desfesnetrada pela agência de classificação de risco Standard & Poor's quando rebaixou em dois níveis a nota da dívida soberana italiana para BBB+ que acabou levando junto o Capo Berlusconi, as noticias boas parecem que se afastaram da velha bota. Aqui na terra Brasilis, o Palestra também patina.


Agora vem à tona, o “naufrágio” do navio  (que não afundou) perto da Ilha de Giglio.
Numa sequência de noticias pitorescas e desencontradas sobre o acidente ainda estão sendo divulgadas a conta gotas para o público em geral causando demora para se monte o quebra cabeça sobre a realidade dos fatos.


Primeiras noticias divulgada pelo Capitão à emissora de rádio pública RAI, o advogado Leporatti informou que Schettino avisou a companhia proprietária do Costa Concordia a respeito do acidente, "como era seu dever", mas não deu mais detalhes sobre o horário...  
Em conversas telefônicas divulgadas nos meios de comunicação da Italia revelam que tanto Schettino como seus subordinados ocultaram da Capitania dos Portos a magnitude do incidente e se limitaram a comunicar que havia ocorrido um blecaute meia hora depois do choque.
A imprensa italiana divulgou na noite de quinta-feira passada um vídeo que mostra a tripulação do Costa Concordia afirmando que tudo estava sob controle e pedindo para os passageiros voltarem às suas cabines pouco depois de o navio colidir com a rocha que o levou ao naufrágio.


"O advogado de Francesco Schettino, disse seu cliente não é "nem covarde, nem criminoso", apesar de ter abandonado o transatlântico logo após o acidente, antes de todo mundo. Mas Bruno Leporatti admitiu que "não há dúvidas" de que o capitão realizou uma manobra equivocada à frente do navio Costa Concordia - a embarcação saiu do curso normal e bateu em rochas no fundo do mar".


"(Foi) mal na manobra, no abandono do navio, ao não ter dirigido as operações de resgate, ao não ter dado nenhuma ordem. Acho que seu comportamento foi inqualificável e imperdoável", declarou Verusio. "Até admitindo que tivesse caído no bote salva-vidas, (mas) podia também ter voltado ao navio como capitão, não?''


"Gravações elefônicas que foram divulgadas no mesmo dia da sessão judicial, porém, complicaram a situação de Schettino. Na conversa com o chefe da Capitania do Porto, Gregorio De Falco.

O comandante do Costa Concordia, já depois de ter deixado o navio naufragado, recebe ordens para voltar imediatamente à embarcação e ajudar na evacuação dos passageiros. Mas desobedece às ordens


“Ao ter a confirmação de que o capitão Costa Concordia, havia abandonado o navio deixando tripulação e passageiros para trás, o comandante Gregorio De Falco, da Capitania dos Portos chorou de raiva”


'Volte a bordo! - O título de herói ele até pode dispensar, mas o sucesso de suas declarações - que ganharam a boca do povo nas ruas e nas redes sociais - é incontrolável.


A frase Vada a bordo, cazzo" ( volte a bordo Cazzo, em Italiano)    


Depois vazaram na mídia noticias que o Schettino havia escorregado devido a inclinação do Costa Concordia e havia caído dentro de um bote já dentro do mar.

O motivo de tal acidente foi que o capitão do navio saiu da rota e se lançou a fazer uma manobra de retorno quando ele quis se aproximar da ilha para fazer uma saudação a um capitão que mora na ilha acabou se aproximando demais e bateu nas pedras em área mais raza. Soube-se que outras 6 saudações já ocorreram anteriormente.

Manchete da Folha: Comandante nega abandono e diz que caiu em um bote
O capitão foi visto em um bote salva vidas, coberto por uma manta, muito antes de todos os passageiros saírem do navio. 


Interrogado, capitão confessa ter sido vitima de seus instintos e confessou manobra para dar um oi a um amigo,
Posteriormente soube que o uma mulher loira foi vista com capitão do Costa Concordia em jantar e depois subindo para a cabine dele. Ela diz que ele não é seu amante, foi informado também que a loira não estava na lista de passageiros e nem dos tripulantes.
Áudios confirmam abandono do navio:
Depois de varias desculpas o capitão acabou ouvindo uma ordem definitiva:


E lá nave vá
Luigy

Nenhum comentário:

Postar um comentário