domingo, 27 de novembro de 2011

Norte, sul, leste e oeste - minhas andanças 004

Sou mais um estrangeiro na cidade de São Paulo.
Nasci em Londrina - Paraná.
Cheguei aqui com um ano de idade e fui ficando...
Logo que chegaram a São Paulo, meus pais foram morar na zona leste, na Rua Tuiuti, na Mooca, mas por pouco tempo e logo se mudaram para a zona norte.
Meus pais me passavam a idéia de que eram ciganos, pois mudar estava sempre nos planos.
Foram mais de 15 vezes...
Se conheceram e se casaram em Campo Grande - Mato Grosso do Sul. De lá migraram para Londrina, onde nasci.
Minha infância foi na Parada Inglesa, bairro próximo a Tucuruvi, indo depois morar quase dentro do Horto Florestal (zona norte) onde passava o famoso Trem das Onze.
Minha casa ficava em uma bifurcação triangular onde o trem passava na frente e na parte dos fundos, soltando fagulhas e fuligens que queimava as roupas no varal da mulherada.


Aos 8 anos mudança radical saindo da zona norte em diração ao Jardim Paulista (zona sul).
Novamente uma mudança desta vez para Vila Nova Conceição ( Avenida Sto Amaro) onde fincamos raizes por 9 anos.
Só saímos por termos sido derrotados pelas enchentes anuais que aconteciam sempre em fevereiro onde hoje esta Av Helio Pelligrino.
Cansados das enchentes fomos para Santo Amaro (Jardim Taquaral).


A saudade nos trouxe de volta para Vila Nova Conceição, mas não por muito tempo.
E de novo levantamos acampamento para Santo Amaro, desta vez ficamos para o Largo de Socorro.
Finalmente meus pais conseguiram comprar uma casa bem perto do Sesc Interlagos e ali criaram raízes.


Ao me casar, aos 24 anos, optei pela região central de São Paulo (Rua Timbíras), próximo aos nossos locais de trabalho. O nascimento dos filhos exigiram uma reacomodação e lá fomos desta vez para a zona oeste, na Rua Monte Alegre, em Perdizes.


Mais mudanças foram necessárias desta vez à Rua Caiubi e na sequência para a Alameda Olga (Pacaembu).
Finalmente tambem conseguimos a nossa casa própria em uma pequena e sossegada vila no bairro da Água Branca na fronteira com Perdizes, Pompéia e Lapa, quase encostados ao Shopping Bourbon.


Quando jovem gostava de viajar de carona e sempre acampando.
Adorava explorar o local onde morava a pé ou de bicicleta 
Fico triste com o destino dado aos bondes e trens.
Adorava pegar o trem para o litoral e descer a serra. .

A cada nova namorada acabava conhecendo uma nova turma em bairros diferentes.
São Paulo era uma cidade que crescia sem parar e rapidamente.
Estava sempre me antenado sempre visitando lugares como a Galeria do Rock (onde comprei o meu primeiro disco dos Beatles) e Rua Augusta, onde tinha as coisas aconteciam.
Hoje nossa cidade anda quase parando.



* Luigy 2011
Hstória publicada em 10/10/2011 no site São Paulo Minha Cidade http://www.saopaulominhacidade.com.br/list.asp?ID=5629

( fotos da net - Ladeira da Memória, Av. São Joao e Rua Augusta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário